Entenda como aprender a gostar de ler

São muitos os casos de pessoas que gostariam de ler alguns livros, por qualquer que seja o motivo. Mas esse é um hábito não muito presente na vida dos brasileiros. Aqui no Brasil, em média, um brasileiro lê apenas 1,8 livro por ano, sendo que nos Estados Unidos essa média sobe para cinco e nos países europeu é mais alta ainda, que pode chegar até oito livros anuais. Você acha legal ler alguns livros e quer ajuda para tornar esse um hábito muito saudável?

aprender-a-gostar-de-ler

Então aqui vão algumas boas dicas para você:

Primeiro de tudo, você deve olhar para o livro não da mesma forma com o que você olhava o Auto da Barca do Inferno que a sua professora te obrigou a ler no primeiro colegial. Olhe para o livro como uma coisa divertida e enriquecedora que valha a pena perder alguns minutos diários naquilo e não como uma obrigação.

Além disso, seria ótimo se você fosse algumas vezes por semana à biblioteca pública de sua cidade, lá você pode ler livros de todos os tipos e gratuitamente. Aproveite essa oportunidade, faça virar um hábito. Você deve também reservar alguns minutos ou uma hora por dia de leitura, isso fará com que aos poucos a leitura faça parte da sua vida.

Aproveite os bons livros que você tem. Com certeza você deve ter algum livro em sua casa, algum livro que possa ser interessante, basta você dar uma chance a ele. Considere que se o livro foi publicado por alguma editora, ele não pode ser tão ruim assim certo? Se por acaso você não tiver livros que esteja interessado em ler, procure conversar com os amigos e veja se eles te indicam algum ou te emprestam. Ou, se preferir ainda, você pode fazer uma visita a algum sebo. Esses lugares têm verdadeiras relíquias da literatura por um preço extremamente barato. Você pode encontrar um ótimo livro por dez reais, quem sabe?

Tudo depende de você, de como encara a leitura e de iniciativa. Dê o primeiro passo hoje mesmo e com o tempo a leitura fará parte integrante de sua vida. É bom lembrar também que os livros ajudam a exercitar o cérebro, o que pode te ajudar no trabalho, vida pessoal, e muitas outras coisas, fora o conhecimento que é transmitido através do próprio livro. Lembre-se que nunca é tarde para começar.